sábado, 1 de outubro de 2016

Voto consciente: ser cristãos na vida pública.

Estamos nos aproximando do dia decisivo para a definição acerca da condução, pelos próximos anos, do destino de nosso país e nós cristãos, como cidadãos, devemos dar testemunho de nossa fé em Cristo também neste âmbito da vida pública. De fato, a separação entre fé e vida é um grave erro que compromete o próprio edifício da fé e a legitimidade de nosso seguimento a Jesus.
A Igreja, sempre preocupada com o bem integral de todos os povos, indica, no capítulo IV do Compêndio da doutrina social da Igreja, alguns elementos/princípios que convém retomar brevemente e considerá-los como instrumentos de discernimento acerca de nossa escolha política. Desta forma, ao refletir acerca dos candidatos, procuremos olhá-los através deste filtro da doutrina social da Igreja.

1.     O princípio do Bem comum
O primeiro princípio é aquele referido ao Bem a ser procurado. Na comunidade política o bem comum constitui o bem moral a ser realizado pelas ações individuais e coletivas. Um candidato ao serviço público deve primar pelo bem comum, que não deve ser confundido com a soma do bem-estar de cada indivíduo, mas constitui aquele estado de coisas em que cada pessoa pode encontrar as condições necessárias para sua realização plena como protagonista de sua própria existência. Pergunte-se, pois, antes de votar em alguém: este candidato propõe um projeto político que dá condições para a realização do bem comum ou procura apenas os seus interesses e os de seu grupo?
2.     O princípio da destinação universal dos bens
“A destinação universal dos bens comporta, portanto, um esforço comum que mira obter para toda pessoa e para todos os povos as condições necessárias ao desenvolvimento integral, de modo que todos possam contribuir para a promoção de um mundo mais humano” (CDSI, n. 175). A comunidade política deve garantir, sobretudo, que os bens naturais sejam de acesso a todos os cidadãos e, ao mesmo tempo, deve criar as condições de acesso comum aos bens materiais que cada pessoa necessita como condição para o pleno exercício de sua liberdade e autonomia política de modo que o candidato aos cargos públicos não pode fazer da assistência social um instrumento de manipulação dos pobres e de domínio dos mais necessitados. Pergunte-se, pois, antes de votar em alguém: este candidato se propõe a garantir, de forma equitativa, o acesso aos bens a todos os cidadãos de forma que estes possam crescer em autonomia e liberdade ou se utiliza da fragilidade e pobreza dos cidadãos para garantir a realização de seu próprio enriquecimento e da manutenção de sua condição de poder?
3.     O princípio da subsidiariedade
Este princípio diz respeito ao dever do Estado de ser subsidium, auxílio às instituições e organismos de menor  porte no exercício de suas funções sociais de modo que exerçam a corresponsabilidade na promoção do Bem comum e do progresso integral de todos os indivíduos e grupos. Deve, portanto, o Estado, “abster-se de tudo o que, de fato, restringir o espaço vital das células menores e essenciais da sociedade. Não se deve suplantar a sua iniciativa, liberdade e responsabilidade” (CDSI, n. 186). Pergunte-se, pois, antes de votar em alguém: este candidato se propõe em seu projeto de governo, a garantir o direito às associações legítimas, às famílias e aos diversos grupos religiosos de exercerem, no âmbito que lhe é próprio, a liberdade e a autonomia, a participação no destino da própria comunidade política e o direito de viverem segundo seus valores e em obediência às próprias consciências ou pretende impor um determinado estilo de vida ou de organização social baseado em ideologias exclusivistas e agressivas à liberdade individual e coletiva?
4.     O princípio de participação
Deriva do princípio de subsidiariedade e constitui-se na garantia de que a sociedade seja sujeito de seu próprio destino, de modo democrático e equilibrado. “Isto implica que os vários sujeitos da comunidade civil, em todos os seus níveis, sejam informados, ouvidos e envolvidos no exercício das funções que ela desempenha” (CDSI, n. 190). Pergunte-se, pois, antes de votar em alguém: este candidato pretende garantir o direito à participação, promovendo as formas democráticas de decisão acerca do destino da sociedade ou representa apenas o seu grupo e toma decisões arbitrárias impondo ao restante da comunidade civil aquilo que lhe convém?
5.     O princípio de solidariedade
Este princípio nasce, sobretudo, do reconhecimento da condição de interdependência entre os indivíduos e os grupos sociais. Um bom governante deve estimular a solidariedade entre os indivíduos e os grupos sociais, promovendo a comunhão entre os diferentes e a co-participação na promoção da dignidade de todos, sem proselitismos ou privilégios injustos. Pergunte-se, pois, antes de votar em alguém: este candidato é movido por sentimentos de solidariedade e seu projeto político contempla a dimensão da solidariedade entre os indivíduos e grupos ou é movido por sentimentos de sectarismos e tende a incitar a aversão, a competição, o proselitismo e a divisão entre as pessoas e grupos sociais?
Estes cinco princípios devem nos ajudar na escolha dos dirigentes de nosso país e de nossos estados e orientar a nós mesmos no nosso comportamento social e político. Como cristãos, tais valores civis se impõem como dever moral de testemunho do Evangelho de Cristo, que pretende ser no mundo um farol a iluminar os povos no caminho que conduz à plena realização no Reino de Deus. Para a efetivação de tais princípios é imprescindível a prática dos valores fundamentais da vida social: a verdade, a liberdade e a justiça. Tais valores garantem que a vida comum dos povos seja lugar privilegiado da práxis cristã e ao mesmo tempo espaço de construção de um progresso integral e integrado do ser humano. Ademais, cada cristão se recorde de seu dever fundamental para com a caridade frutífera (OT, 16) decorrente de sua união de amor com Jesus Cristo. É a caridade, de fato, a seiva que nos nutre a partir do coração da Videira Verdadeira (Jo 15,1ss) que é Cristo Jesus e permite que cada uma de nossas ações seja verdadeiramente obra do Espírito Santo em nós. O Senhor nos dê sabedoria e retidão de consciência para que sejamos, também no ambiente político, instrumentos da redenção universal operada pelo Senhor em sua total entrega de amor na cruz.


Pe. Edson Bantim

3 comentários:

  1. Texto excelente, inspirado pelo verdadeiro espírito cristão. Obrigada, Padre Edson, pela sua belíssima ação pastoral.

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente, inspirado pelo verdadeiro espírito cristão. Obrigada, Padre Edson, pela sua belíssima ação pastoral.

    ResponderExcluir
  3. Porque é através de nosso bom pastor que nos mantemos no caminho certo. Belíssimo texto, meu amigo, meu irmão. Obrigada por este exemplo de retidão e de fé, obrigada por sua orientação, onde quer que esteja.

    ResponderExcluir