domingo, 25 de maio de 2014

Espírito de Amor

"Vos enviarei o Espírito da Verdade" (Jo 14)

Já há algum tempo que não escrevo aqui!!!
Escrever, para mim é quase uma necessidade vital... mas o tempo e os milhares de afazeres acabam nos roubando o que em nós é fundamental....

A expressão do Evangelho deste VI Domingo da Páscoa (Ano A) me despertou um desejo incontido de exprimir o significado desta promessa do Senhor!
O Espírito da Verdade; o Defensor!
Qual Verdade Cristo quer nos comunicar?
A Verdade que o Espírito de Cristo nos faz ter acesso é a Verdade sobre nós mesmos. Nos concede a capacidade de compreender o significado profundo de nossa vida, de nossas escolhas; ajuda-nos a compreender a finalidade de nossa existência. Em outras palavras, o Espírito nos devolve a nós mesmos, nos reveste da nossa Verdade. N'Ele encontramos a nossa forma original e a nossa fonte originária.
Conhecer a verdade sobre nós nos permite realizá-la e, ao mesmo tempo, nos concede a possibilidade de sermos felizes. De fato, a felicidade é a plena realização de nós mesmos, a conformidade entre as nossas escolhas diárias e a razão primeira de nossa existência.
Jesus apresenta como caminho para a efetivação desta verdade a vida no Amor.
O Amor é o caminho que nos conduz a nós, ao outro e a Deus. O Amor nos permite habitar em Deus e dilata a nossa vida para que Deus e a humanidade inteira habitem em nós. Plenamente humano é somente aquele cujo coração aprendeu a amar, mais que isso, em cuja vida o amor é a força predominante.
Jesus chama o Espírito de Defensor. Podemos inadvertidamente imaginar que o Espírito se põe como guarda a defender-nos dos inimigos que nos perseguem. Porém, o Espírito nos defende de nós mesmos. Defende-nos de nossas incompreensões, de nossos enganos, de nossas incoerências, das mentiras que construímos e alimentamos como se fossem verdades sólidas. Ele, o Espírito da Verdade, o Defensor, nos livra da desilusão e da decepção com nós mesmos. Não permite que nos enganemos acerca do que somos e do que podemos ou somos vocacionados a sermos. O Defensor nos protege dos nossos subterfúgios, das desculpas que encontramos para não levar a sério a nossa maturidade humana, espiritual e afetiva. Nos protege da fragilidade de nossos corações feridos e sem forças. O Espírito é a Força do Amor condensada em nossas vidas para que a Vida de Deus nos faça Reviver. Para que o Amor nos arranque dos cárceres que construímos para nossa alma e nos reconstitua como Filhos de Deus, livres para o Amor, porque gerados no amor!
Deixemo-nos, pois, inebriamos do Amor de Deus! Permitamos que se derrame sobre nós o Espírito Santo que nos inunda de alegria e luz, comunicando-nos a Verdade e defendendo-nos do engano e do mal! O Amor de Deus nos seja rocha firme, sustentáculo incomparável, ternura infinita, inspiração de vida e conforto insubstituível nas nossas penas!  (E. B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário