terça-feira, 6 de março de 2018

Quaresma: tempo de encontrar Deus para encontrar a si!


“Voltai para mim de todo o vosso coração (Jl 2,12)”
Iniciamos a quaresma com este convite do Senhor, feito-nos através do profeta Joel. O tempo quaresmal é, portanto, um tempo de retorno, um tempo de retomada da própria vida, da retomada de nossa condição de filhos e filhas de Deus. Um retorno à nossa condição Humana primordial. Tal processo, contudo, exige de nós um longo percurso de travessia, onde intensos e dolorosos combates necessitam ser travados. Batalhas contra inimigos externos e internos a nós. O nosso tempo está repleto de sinais de desumanidade. O pecado, que rouba o ser-humano de si mesmo e o faz escravo de sua própria arrogância, necessita ser combatido a partir de dentro. A transformação que queremos e que necessitamos começa com o “cair em si” de cada pessoa humana. A violência, a corrupção, a manipulação de populações inteiras e a dizimação de raças e nações são sinais do escândalo de nossa prepotência.
No centro do livro do Êxodo (que é o horizonte mistagógico da quaresma cristã), no capítulo 20 (o Êxodo tem 40 capítulos) no versículo 13 (o cap. 20 tem 26 versículos), está o mandamento «Não matarás». No coração da mensagem que Deus quis que o seu povo aprendesse ao longo do deserto está portanto o valor absoluto da vida. «Escolhe, pois a vida» (Dt 30,19). O povo de Deus experimentara duramente um poder de morte. Teve seus filhos arrancados de si e assassinados; teve sua liberdade cerceada; teve sua fé constrangida. Sobre a morte tudo aprendera. Deus quisera, pois, que aprendessem sobre a Vida. A quaresma é, portanto, tempo de escolher a Verdadeira Vida, que se revela em Jesus Cristo. Não se trata de opções políticas superficiais ou de compromissos com poderes deste mundo ou adesão a ideologias pseudo-pacifistas. Trata-se de assimilar e assumir a Verdade que é Cristo e fazer dele  o Caminho cujo fim é a plenitude da Vida. Trata-se de partir de Cristo para n’Ele realizarmo-nos como verdadeiros Humanos. Por Cristo (Verdade), com Cristo (Caminho) para chegarmos em Cristo (Vida).
Porém, não se pode chegar à meta se não se sabe de onde se parte. Se vivemos alheios ao mundo que nos circunda e ao nosso mundo interior, nunca saberemos o que precisamos abandonar, que mares devemos atravessar, que deserto é preciso superar para chegarmos à conquista de nossa liberdade. Por isso a quaresma é tempo de discernimento, de contemplação, de revisão de vida e, só depois, de conversão e de Vida nova. Não se chega à Páscoa sem passar pela travessia quaresmal.
Já nos encontramos à metade do caminho. Falta pouco para chegarmos à Terra sagrada de nossa natureza redimida em Cristo. Não percamos tempo. É urgente a nossa conversão. Escolhe, pois, viver. Acolhe, pois, a Vida e faz viver a ti e a todos os teus semelhantes. Na escuridão do mundo, sê o farol. No desespero e no dissabor, sê sal. Gasta-te para ganhar-te. Doa-te e tudo serás em Cristo Jesus. O Senhor nos conduza nestes tempos tão difíceis e nossos corações permaneçam com suas raízes fincadas no Coração misericordioso de Jesus, o Vivente.
Pe. Edson Bantim
06.03.2018

2 comentários:

  1. Sábias palavras, que o senhor nosso Deus te conceda infinita sabedoria para que continue nos guiando na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas palavras! Capazes de trazer em nosso intimo uma reflexão profunda. Que Deus continue te guiando nesta caminhada

    ResponderExcluir