sábado, 6 de agosto de 2016

A oração nos configura a Cristo

Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. (Lc 9,29)
Hoje  celebramos a Transfiguração do Senhor que, no Evangelho segundo Lucas, se dá em clima de oração! Para Lucas, de fato, é a oração a mover as ações de Jesus. A oração
é o diálogo fecundo do Senhor com o Pai que o enviou para a salvação do mundo.
Para nós cristãos, a oração é a via de acesso ao coração de Jesus, é o caminho de elevação da alma para o encontro com o seu Criador.
A oração nos transfigura. Nos confere a nossa verdadeira imagem. Nos assemelha a Cristo, Filho predileto do Pai. A vida dos cristã se torna estéril e hipócrita quando não é regada e fortalecida pela oração constante. Somos chamados a fazer de nosso dia um hino de Louvor a Deus. Cada hora, diria mais, cada segundo de nossa existência deve estar fecundado com a oração, regada pela misericórdia de Deus que se faz torrente de vida em um coração orante.
A celebração da transfiguração do Senhor deve nos impulsionar à conformação de nossa vida com a Vida de Cristo. Só assim poderemos dizer-nos, de verdade, cristãos.
Cada pessoa batizada em Cristo deve reservar ao menos 15 minutos por dia para dedicar-se à Escuta de Jesus. Eis alguns passos importantes:
1. Escolha um lugar adequado: confortável, reservado, silencioso e onde não possas ser interrompido;
2. Ponha uma música instrumental (Taizé é uma boa opção);
3. Suplique ao Senhor que derrame sobre ti o Seu Espírito. É sempre o Espírito que deve orar em nós, por Cristo ao Pai;
4. Percorra a sua vida e procure perceber os sinais que Deus deixou em sua história desde o seu último encontro orante com Ele. Então, Louve com Gratidão ao Senhor por todas as maravilhas realizadas em ti (podes usar o Magnificat ou uma oração espontânea);
5. Escolha um texto da Palavra de Deus (pode ser um salmo, o Evangelho do dia ou mesmo um outro texto à escolha), leia como quem escuta com atenção, coloque sua vida diante da Palavra e Medite para descobrir o significado desta Palavra em tua vida, neste momento em que estás vivendo;
6. Em silêncio (sob o som da música instrumental) Contemple o Senhor que se apresenta a ti como torrente inesgotável de amor. Deleite-se neste contemplar, aproveite a presença de Cristo, deixa-te consolar e amar por Ele;
7. Em um caderno especialmente escolhido, escreva uma prece ou descreva a tua experiência de oração na presença de Cristo (te ajudará a fixar e a realizar o que experimentaste);
8. Reze a oração do Senhor (Pai Nosso) pausadamente, meditando cada palavra (lembra-te que estas palavras saíram dos lábios de Jesus e agora Ele as põe em teus lábios);
9. Recorra ao auxílio da Virgem Mãe de Jesus (a Mulher Orante) e peça-lhe o dom da comunhão de vida com Cristo;
10. Despeça-te do Senhor e deixe marcado o teu próximo encontro com Ele (é importante marcar o horário e local para te lembrares que é verdadeiramente um encontro entre ti e o Senhor).
Siga estes 10 paços e tenhas um boa experiência de oração.
Que o Senhor nos estimule, pela ação de Seu Espírito, a uma fecunda vida de oração que ressoe em nossa relação com Ele e com os irmãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário