quarta-feira, 15 de junho de 2011

Método para rezar com a Palavra de Deus

Entro em oração:
Pacificando-me:
·         Com um momento de silêncio;
·         Respirando lentamente;
·         Pensando que encontrarei o Senhor;
·         Pedindo perdão das ofenças cometidas e perdoando sinceramente os males que sofri.
Colocando-me na presença de Deus:
·         Faço o Sinal da Cruz (lentamente e meditando cada palavra);
·         Medito o Pai Nosso em silêncio, procurando encontrar-me com o olhar de Deus;
·         Faço um gesto de reverência;
·         Inicio a oração de joelhos (ou como me sinto melhor), pedindo ao Pai, no nome de Jesus, o Espírito Santo, a fim de que o meu desejo, a minha vontade, a minha inteligência e a minha memória sejam ordenados ao seu serviço e ao seu louvor.
Me recolho:
ü  Imaginando o ambiente em que ocorre a cena que lerei.
Peço ao Senhor aquilo que desejo:
ü  É o dom que aquele texto quer me conceder: corresponde a quanto Deus disse e fez naquele texto.
Medito e/o contemplo a cena:
ü  Lendo o texto lentamente, ponto por ponto;
ü  Sabendo que atrás de cada palavra está o Senhor que me fala;
ü  Usando: a) a memória para recordar; b) a inteligência para entender e aplicar à minha vida; c) a vontade para desejar, pedir, agradecer, amar, adorar.  
Importante: Não tenho pressa; nenhuma árvore produz frutos instantaneos; è importante sentir e saborear interiormente; repouso pazientemente at éque a Palavra de Deus fecunde a minha vida e produza fruto. Preciso confiar n’Aquele que me ama com amor infinito e fiel. Com o tempo meu coração começa  e encontrar inspiração, paz e consolação. Colherei os frutos quando, deixando de refletir sobre a Palavra de Deus, começarei a falar com Deus e a fazer de minha vida uma menage do amor de Deus.

Conclusão:
ü  Com um diálogo com Deus, de amigo para amigo, sobre aquilo que meditei.
ü  Termino rezando a Oração do Senhor;
ü  Saio lentamente da oração.
Importante: Uma oração profunda è aquela que é feita com muita suavidade. Que é capaz de sentir a brisa soave do amor de Deus que soa em nossos corações como hino de amor, como chuva fina que rega pouco a pouco o deserto de nossa vida.
Boa oração!
Pe. Edson Bantim
Roma-It, 15/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário