terça-feira, 14 de junho de 2011

Vocação e missão da família cristã!

Entre as diversas vocações concedidas por Cristo à Igreja está a Família, lugar da formação dos novos filhos de Deus e da realização, no amor, dos que se uniram com os laços do matrimônio. A Igreja compreende que “a salvação da pessoa e da sociedade humana e cristã está intimamente ligada com a favorável situação da comunidade conjugal e familiar” (Gaudium et Spes, nº 47)
Compreender o matrimônio como vocação significa dizer que este não nasce simplesmente da vontade humana, mas constitui, em primeiro lugar um convite, cum chamado de Deus. “O próprio Deus é o autor do matrimônio”. (GS, 48). Cristo abençoou este amor indiviso como sinal de seu próprio amor pela Igreja, de modo que a família humana possui como primeiríssimo dever, anunciar o Amor de Cristo pelo testemunho de unidade, fidelidade e indissolubilidade.
Como toda vocação, a Família também possui uma missão. É chamada a ser missionária do Amor de Cristo e da Igreja. Testemunha da fidelidade e da entrega sem reservas do Filho de Deus. Assim, sua missão de anúncio do Evangelho se dá não tanto pela palavra, quanto pelo Testemunho de vida. O amor conjugal vivido em sua mais pura expressão e dignidade já é a realização da missão da família cristã.
A Família Cristã, portanto, é o lugar onde são gerados os discípulos e missionários de Jesus Cristo. Nesta comunidade de Amor se deve experimentar verdadeiramente os frutos da Paixão redentora do Senhor e suas conseqüências para a vida do ser humano e do mundo. Nela o novo homem deve ser forjado à imagem e semelhança do próprio Cristo.
Pe. Edson Bantim
Roma-It, 14/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário